domingo, 10 de julho de 2011

Ouro Preto ganha selo especial em homenagem aos 300 anos




Ouro Preto ganha selo especial
em homenagem aos 300 anos

A tricentenária Vila Rica ganhou mais uma homenagem para comemorar o aniversário. Os Correios lançaram no dia 8 de julho o selo comemorativo aos 300 anos da cidade histórica de Ouro Preto - MG. O lançamento integra a série Cidades Históricas visando promover as riquezas culturais do Brasil.
O selo especial traz um conjunto de simbologias para retratar a cidade patrimônio mundial desde 1980. No canto superior esquerdo, está representada a produção aurífera de Vila Rica, antigo nome da cidade no século XVIII. Ao fundo, surge o casario, com seus telhados, tendo, em primeiro plano, a igreja de Carmo. Acima, no fundo azul, destaca-se o Pico do Itacolomi, que no passado serviu como ponto de referência para os primeiros desbravadores. No centro, ergue-se a estátua de Tiradentes, monumento inaugurado em 21 de abril de 1894. No canto inferior direito, aparece a casa de Câmara e Cadeia, hoje transformado em Museu da Inconfidência.
A cidade de Ouro Preto, dada sua importância no cenário nacional, foi erigida Monumento Nacional em 1933 por decreto do presidente Getúlio Vargas já que, na época, não existia no Brasil o instrumento do tombamento. A inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes ocorreu em janeiro de 1938, após a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que hoje é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Em setembro de 1986 o Iphan ampliou seu registro com as inscrições como bem Histórico e bem Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Fonte: Ascom /Iphan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário