domingo, 23 de outubro de 2011

Leonardo, Kátia e Mariana Vasconcelos
curtem juntos o amor pela leitura


Livros: uma paixão de família

Alessandra Vieira

Dizem os especialistas que para alguém se interessar por livros é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Foi o que aconteceu com Mariana Vasconcelos, de 10 anos. Desde que era bebê convive com os livros e hoje se diz uma apaixonada por eles. “Eu amo ler. Leio livros todos os dias”, disse eufórica enquanto passeava entre os estandes da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no sábado (22).
Segundo ela, tudo começou quando tinha dois anos e pediu para a mãe levá-la à Bienal daquele ano. “Foi a minha primeira Bienal. Desde então nunca deixei de vir”, contou ao mesmo tempo em que escolhia mais livros para a sua coleção. “Gosto de ler aventuras. Agora estou lendo Harry Potter”, falou. O irmão Leonardo, 9 anos, segue os passos da irmã. “Acabei de ler ‘As aventuras do Capitão Cueca’. Também gosto muito de livros”, contou.
O amor dos pequenos pela leitura sempre foi incentivado pelos pais. Para a mãe Karla Vasconcelos o segredo está em, desde cedo, deixar livros pela casa para as crianças manuseá-los, mesmo que ainda não saibam ler. “Eles cresceram brincando com os livros e desde que nasceram nós lemos para eles antes de dormir. Também acredito que a escolha da escola faz a diferença. Sempre procuramos colocá-los em colégios que têm essa preocupação com a leitura. No mês passado mesmo, a turma da Mariana decidiu fazer uma feira de livros usados na escola onde ela estuda. Foi uma decisão da turma e foi um sucesso”, disse Karla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário