terça-feira, 25 de outubro de 2011

Livro sobre Heliônia Ceres será
lançado amanhã à noite

Maria de Lourdes do Nascimento foi a vencedora do
 Prêmio Nacional da Academia Alagoana de Letras de 2009  

Alessandra Vieira

Durante o século XIX poucos foram os escritores brasileiros que enveredaram pelo fantástico. Álvares de Azevedo, em “Noite na taverna”, e Machado de Assis, em alguns contos, são os mais conhecidos. No entanto, em Alagoas, a literatura fantástica encontrou forte representante: Heliônia Ceres. E é justamente essa maceioense nascida em 1927, tema do livro que será lançado amanhã, na Bienal do Livro de Alagoas, às 19h, no estande da Braskem, apoiadora da publicação da obra.
“O ponto de encontro e do espanto na narrativa fantástica de Heliônia Ceres”, de Maria de Lourdes do Nascimento, é o vencedor do Prêmio Nacional da Academia Alagoana de Letras de 2009 e traz um paralelo entre Ceres e outros escritores do Brasil, da América Latina e da Europa que enveredaram através do mesmo estilo literário da alagoana. “Heliônia tinha uma multiplicidade no estilo, mas certamente sua maior marca foi o realismo fantástico. Isso fica evidente nos seus contos”, comenta Maria de Lourdes, que além de escritora é professora e advogada com textos publicados em antologias em Alagoas, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília.     
Autora de “Contos 1”, “Contos 2”, “Reflexões”, “Contos”, “Cabras-Machos” (crônicas), “A procissão dos encapuzados”, “Rosália das Visões”, “O conclave” (novela) e “Olho de Besouro” Heliônia costumava dizer que “escrever é uma bela maneira de viver. Mas não escrevo somente porque é uma bela maneira de viver. Escrevo porque julgo que, entre outras coisas, não sei fazer nada melhor do que isto”.

Simone Cavalcante, Claudia Lins e Thiago
Amaral lançaram seus livros esta semana

OUTROS LANÇAMENTOS – Ainda no Espaço Brasken será lançado na quinta-feira, às 19h, o livro Aquarela, da autora alagoana Ruth Quintella. Já na segunda-feira passada, dia 24, houve o lançamento do livro Freitas Machado: Vida e Obra, editado a partir do trabalho premiado no Concurso Nacional de Monografias José de Freitas Machado, de autoria de Etevaldo Amorim.
A semana também contou com os lançamentos de livros infantis dos escritores Simone Cavalcante, Claudia Lins e Thiago Amaral, Ventania e o mapa do tesouro, No reino de Belinguindone e A casa da reinação, respectivamente.
Além disso, a campanha Livro presente para sempre está funcionando a todo vapor. Graças à campanha, o visitante pode doar livros infantis levando-os ao estande da Braskem.

Vá Lá:
O livro O ponto de encontro e do espanto na narrativa fantástica de Heliônia Ceres, de Maria de Lourdes do Nascimento será lançado amanhã, às 19h, no Espaço Braskem. Aberto ao público. Para adquirir o livro entre em contato com a autora através do e-mail: lur.mar@hotmail.com.
Confira o que vai acontecer no quinto
dia da Bienal do Livro de Alagoas

Lêdo Ivo, Charles Cooper e Graciliano Ramos. Esses alagoanos fazem parte das atrações do quinto dia da Bienal do Livro de Alagoas. Até às 22h, o visitante vai poder entender o que só a literatura pode fazer. Não perca! A entrada é gratuita. Confira o que vai acontecer hoje.

DIA 25 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

AUDITÓRIO
10h – Seminário de Educação: “Ética no cotidiano escolar” - Terezinha Rios
14h – Seminário de Educação: “Oralidade nos anos iniciais” - Cléo Busatto
19h – Abertura: “VII Encontro Estadual do PROLER” (Comitê Maceió) - Maria Teresa G. Pereira – Coordenadora Nacional do PROLER
Palestra: “A biblioteca e a arte de contar histórias: um caminho para uma sociedade leitora” - Lêdo Ivo
Programação Cultural: Chico de Assis

SALA AUDÁLIO DANTAS
10h às 12h – Palestra: “Novas leituras da ficção contemporânea” - Helena Bonito
17h – Palestra: “Como atrair jovens para a literatura e o ofício de escritor” - Margarida Patriota, Solange Chalita e Douglas Apratto
20h – Mesa Redonda: “100 anos de Jorge Cooper” Fernando Fiúza, Luiz, Hildeberto Barbosa Filho, Susana Souto e Charles Cooper

SALA LUITGARDE BARROS
Oficina: "Mães leitoras - Costurando leituras para crianças"
Fabiana Sales e Maria Cristina Silva
10h às 12h - Módulo I
14h às 18h - Módulo II (20 vagas)

SALA JOSÉ MARQUES DE MELO
Oficina: “Da criação à publicação do livro. Do suporte papel ao livro digital” - Flávia Goulart Garcia Rosa
10h às 13h - Módulo I
14h às 18h - Módulo II (40 vagas)

SALA MANOEL CORREIA DE ANDRADE
Mini-curso: “Literatura Infantil e Psicanálise: Diálogo com a Contemporaneidade” - Jerzuí Mendes Torres Tomaz e Maria Heloisa Melo de Moraes
10h às 13h - Módulo I
15h às 18h - Módulo II (50 vagas)

SALA LÊDO IVO
10h às 12h - Palestra: “O comportamento do leitor brasileiro segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil” - Zoara Failla (50 vagas)
15h às 16h – Palestra: “A importância do animal para a sociedade” - Paulo Bezerra
16h às 17h – Palestra: “Folclore Nordestino” - Ernane Santana dos Santos
17h às 18h – Palestra: “Cantos de Alagoas” - Jorge Luiz Soares

SALA NISE DA SILVEIRA
10h às 12h30 - Bate-papo com autores
14h às 18h30 - Bate-papo com autores

PALCO “LIVRO ABERTO”
10h às 11h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 – Leitura com Letras Sonoras
17h às 18h30 – Lançamentos de livros
19h às 22h - Literatura e as Diversas Possibilidades de Arte
I Seminário SESC Alagoas de Literatura Infanto-Junevil

OFICINA DO ESCRITOR
10 às 22h – De pesquisa em pesquisa descubro o mundo - Visita orientada aos processos de funcionamento de uma biblioteca até a descoberta da escrita

CAFÉ LITERÁRIO
19h – Lançamento coletivo de autores da Edufal

TEATRO GUSTAVO LEITE
19h30 - Festival Cultural Graciliano Ramos - Colégio Adventista de Maceió